Teatro, exposições, cinema e cursos são destaque na Cultura

De: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de julho de 2017

Diversas ações culturais foram realizadas no primeiro semestre deste ano em Vila Velha. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), promoveu eventos importantes como o Vila Velha Blues & Jazz Festival, realizado no Parque da Prainha atraindo  milhares de pessoas, movimentando a economia do município; o apoio à Festa da Penha em parceria com a Arquidiocese de Vitória, desfile cívico-militar no dia 23 de maio em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense e apoio aos Passos de Anchieta.
 
Além desses eventos, vale destacar a reabertura  da Galeria de Artes “Eugênio Pacheco de Queiroz”, anexo ao Teatro Municipal, projeto ”Cineclubes nos Bairros”, com exibição de filmes para diversas  comunidades,  seminário na Barra do Jucu, que elaborou  um calendário das atividades culturais e turísticas da região.
 
De acordo com o subsecretário de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco, o diálogo com o Conselho Municipal de Cultura, realizando o planejamento das atividades culturais do município, vai fortalecer a cultura oferecendo mais eventos para população.
 
 Outro projeto importante desenvolvido pela Semcel foi o cadastramento dos artistas, grupos e entidades culturais do município, o que vai  facilitar a participação dos cadastrados em projetos e ações culturais desenvolvidas pela prefeitura. 
 
 As festas juninas e julinas das comunidades têm contado com o apoio da prefeitura, com o suporte em logística, Guarda Municipal, instalação de banheiros químicos e divulgação através do portal. Diversas comunidades foram atendidas entre elas Ponta da Fruta, Praia da Costa, Soteco, Rio Marinho, Coqueiral e Santa Paula I.
 
Já o Teatro Municipal oferece uma programação variada mensalmente com peças teatrais, musicais, saraus, cursos e palestras. A programação cultural com datas, horários e ingressos das apresentações podem ser acessadas através do portal da prefeitura.
 
Outros destaques são a Casa da Memória e o Museu "Homero Massena", localizados no Parque da Prainha, que vem recebendo nos últimos seis meses exposições, lançamentos de livros e eventos culturais que tem levado grande número de visitantes para conhecer um pouco mais da história do município. 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA