Prefeitura mantém intenso trabalho de limpeza da cidade

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Syria Luppi| Foto: walter closs
Criado: 12 de julho de 2017

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), tem executado um trabalho intenso para manter a limpeza e ordenamento da cidade. Em seis meses de nova gestão municipal, a Semsu já recolheu 66 mil toneladas de lixo. Em três meses, o volume de recolhimento de resíduos dos 67 km  de canais chegou a 2 mil toneladas. A limpeza geral dos canais foi concluída em maio. A Semsu mantém um cronograma de ciclos de manutenção que conta com o trabalho de 60 profissionais diariamente. Eles executam serviços de roçada, capina técnica e limpeza superficial dos canais. Com a cobertura das valas, a limpeza contempla 75 km de extensão em todas as cinco regiões administrativas.

Os pontos viciados de lixo são limpos semanalmente. São recolhidos, em média, 125 toneladas por mês dos mais de 500 pontos mapeados pelo município. A Semsu está transformando pontos viciados em jardins. Esse ano, com apoio das comunidades, dois jardins foram criados, em Santa Rita e Pedra dos Búzios. Outros quatro estão em andamento com a instalação de rede de meio-fio, preparação do solo, plantio de grama e processo de conscientização da comunidade em não mais despejar resíduos naquela área.

Em Vila Velha, a coleta seletiva de resíduos é feita na Região 1, em 110 condomínios residenciais e mais 30 escolas da Rede Municipal. São 22 pontos de entrega voluntária que totalizam um volume médio de 22 toneladas/mês.

Terrenos baldios

De janeiro a junho, a Semsu, por meio da Coordenação de Posturas, notificou 676 proprietários de terrenos baldios, que se tornam potenciais pontos de descarte de lixo e proliferação de doenças.  Desse total, 265 notificações estão relacionadas a falta de limpeza, 161 sobre fechamento, 134 para construção de calçada e 116 por falta de identificação. Foram lavrados 33 autos de infração por descumprimento de notificação.
 
 
 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA