Prefeitura apresenta propostas para a volta do Aquaviário

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Érico Miranda| Foto: Pedro Lodi
Criado: 04 de julho de 2017

Tema importante para muitas cidades em todo o mundo, a mobilidade urbana foi o centro do debate na Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (03) na Câmara Municipal de Vila Velha (CMVV), na Prainha. No evento foi discutida a reintrodução do Sistema de Transporte Aquaviário para atender à população da Região Metropolitana da Grande Vitória.
 
Participaram do encontro os secretários municipais de Governo e Articulação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro e o de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado, que apresentou um estudo sobre o projeto. Proposta pelo vereador Anadelso Pereira, a Audiência Pública também contou com a presença dos vereadores de Vila Velha Heliosandro Mattos e Reginaldo Almeida, além do secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, Fabrício Gandini.
 
“A Prefeitura de Vila Velha entende que o Sistema de Transporte Aquaviário deva voltar a funcionar integrado à Rede Pública Rodoviária dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e também às ciclovias das cidades. O projeto será custeado pela iniciativa privada, portanto, não vai onerar os cofres públicos. Os trabalhadores, que necessitam de mobilidade, serão os maiores beneficiados. Há também a questão da promoção do turismo”, afirmou Antônio Marcus Carvalho Machado.
            
Diariamente 225 mil trabalhadores transitam pelos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, que concentra 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. Com a volta do Sistema de Transporte Aquaviário haverá uma redução de aproximadamente 30% na frota de automóveis que circula pelas áreas mais populosas do Estado. O projeto visa dinamizar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável. O Aquaviário sozinho não se sustenta. Os prefeitos da Região Metropolitana da Grande Vitória estão em excelente sintonia e já se reuniram algumas vezes para tratar sobre o tema. O  prefeito Max Filho apoia a proposta”, declarou Saturnino de Freitas Mauro.  
 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA