Parcerias garantem Programa de Qualificação em Vila Velha

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Renata Fermo| Foto: Divulgação
Criado: 06 de julho de 2017

Para aumentar os horizontes e as oportunidades no município de Vila Velha, por meio de um programa de Qualificação, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável tem realizado reuniões com o setor empresarial e com instituições que oferecem cursos de Qualificação Profissional para firmar parcerias. “Estamos dialogando com entidades e os empresários para que eles sejam nossos parceiros e nos ajudem a desenvolver tanto a Agência de Empregos quanto o Centro de Qualificação”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Idalecio Carone.
 
O programa tem o objetivo de dar qualificação e consequentemente gerar emprego e renda aos moradores do município. Essa equipe tem viabilizado as parcerias, fazendo intercâmbio com outros municípios da Grande Vitória e buscando referências para um maior conhecimento com o sistema Sesi e Senai e a secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, tudo visando a implantação do Programa de Qualificação em Vila Velha.
   
O foco é implantar o Programa de Qualificação que funcionará da seguinte forma: um espaço destinado a diversos cursos gratuitos, oportunizando qualificação de mão de obra em várias áreas. Um exemplo é o que a secretaria já tem desenvolvido com o Senai; por meio do Programa de Gratuidade, em breve o município disponibilizará vagas para os cursos na área de almoxarife, eletricista e auxiliar de logística. Essas aulas vão acontecer nos períodos matutino e noturno, nos espaços cedidos pelo Senai. Vale ressaltar que  é o Sine quem fará a seleção para esses cursos, integrado ao banco de dados dos CRAS.
 
A Semdesu ainda mantém parcerias com líderes comunitários e religiosos que, juntamente com a equipe do Programa de Qualificação Profissional, atuam na mobilização para captação de alunos, somando-se esforços para melhor atender a população do município, inclusive com salas e locais apropriados para a realização dos cursos. Vale destacar que, atualmente, a secretaria conta com um cadastro com cerca de 1.200 pessoas interessadas em cursos de qualificação profissional.
 
 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO