Mais de 5 mil toneladas de lixo retiradas de Brisamar

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Syria Luppi| Foto: Walter Closs
Criado: 05 de julho de 2017

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), combate periodicamente os mais de 500 pontos viciados de lixo na cidade. Um exemplo é o bairro Brisamar, na Região 2, que se tornou um ponto tradicional de descarte irregular de lixo, inservíveis e entulhos de obra. O local é limpo semanalmente pela Prefeitura e a coleta de lixo domiciliar é regular.

Somente esse ano, os funcionários da Semsu retiraram mais de 5 mil toneladas de lixo da área que pertencia à Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin). A autarquia pretendia destiná-la a novos empreendimentos, mas a área acabou vendida para a iniciativa privada. Foram mais de 20 ações de limpeza especificamente no local. Moradores reclamam que pessoas até de outras regiões  descartam o lixo de maneira irregular no bairro. 

Mesmo com a venda da área o descarte irregular não cessou. Muito lixo tem sido direcionado para o outro lado da pista. A proposta da Semsu para inibir essa atitude será a construção de um jardim nas próximas semanas, como forma também de humanizar o local. Segundo o Código Municipal de Limpeza Urbana, cabe ao gerador a destinação correta dos resíduos. Quem for flagrado pela fiscalização depositando lixo em local inadequado pode ser multado em valores que variam entre R$ 308,51 e R$ 9.255,30, conforme a gravidade da infração estabelecida na Lei 2915/94.

O subsecretário da Semsu, José Fernando Pereira, destacou que as ações de fiscalização serão intensificadas e pede a colaboração da população na limpeza da cidade. “O acúmulo de lixo e entulho atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde das pessoas, além de ser danoso para o meio ambiente”, ressaltou. Móveis e eletrodomésticos inservíveis também podem ser descartados corretamente, por meio do serviço Cata-Móveis, disponibilizado pela prefeitura. O cidadão aciona a Ouvidoria 162 e agenda dia e horário para o recolhimento.



 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA