Bike VV com bicicletas duplas adaptadas para o lazer de deficientes

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini| Foto: Divulgação
Criado: 10 de julho de 2017

A Prefeitura de Vila Velha dará um importante passo de inclusão e acessibilidade. O Projeto Bike VV será lançado com bicicletas duplas adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O número de bicicletas preparadas especialmente para estes usuários ainda não está definido.
 
O Projeto Bike VV foi alvo de uma consulta pública onde mais de 300 munícipes puderam opinar diretamente no portal da Prefeitura de Vila Velha, na internet. A moradora de Itapuã, Adriana Mascarenhas, 41 anos, é deficiente visual e acredita ser essencial esta adaptação. “Não é apenas para o deficiente visual, mas para quem tem a mobilidade reduzida por algum outro problema,” afirma.

O projeto é bem abrangente em termos de sociedade e quer criar mecanismos para todos, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), Antônio Marcus Carvalho Machado. “A bicicleta dupla permite este acesso, pois estas pessoas vão estar sempre acompanhadas. Elas também poderão ser utilizadas por casais ou mães com crianças,” pontua.

A iniciativa pretende inserir bicicletas duplas adaptadas para pessoas com deficiência visual, mental e mobilidade reduzida, de acordo com cada especificidade. Os espaços públicos poderão ser inclusivos e palco também da acessibilidade por meio do Projeto Bike VV.

ESTAÇÕES
 
Atualmente o anel cicloviário de Vila Velha possui mais de 46 quilômetros de ciclovias, dos quais 20,5 quilômetros foram construídos em administrações anteriores do prefeito Max Filho. O anel interliga a orla ao Centro da cidade, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, além dos ramais nos bairros. Inicialmente, as estações serão instaladas em locais onde há uma estrutura cicloviária, como na orla, Centro da cidade e na Glória. 

Pelo sistema de compartilhamento, primeiro os usuários fazem um cadastro, depois retiram e devolvem as bicicletas utilizadas nos trajetos entre as estações. A utilização da bicicleta é tarifada depois de percorrido um período de gratuidade que ainda será definido.

 
CONSULTA PÚBLICA

A Prefeitura de Vila Velha já realizou este ano quatro consultas públicas, com temas variados.

Acesse o Portal da Prefeitura e participe!

 
 
 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA