Ação de bloqueio contra chikungunya recolhe 20 toneladas de lixo e entulho

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Felix Falcão
Criado: 16 de julho de 2017

A Prefeitura de Vila Velha concluiu neste sábado (15) a ação de bloqueio com vistas à eliminação de mosquitos em bairros do município em função da confirmação de alguns insetos contaminados pelo vírus chikungunya encontrado em duas armadilhas do Monitoramento Inteligente (MI-Dengue) instaladas na região. Cerca de 20 toneladas de lixo e entulhos foram recolhidos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos durante o mutirão “bota fora” deste sábado.

A varredura iniciada desde quinta-feira (13), contou com a participação de agentes de endemias da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, que realizaram 887 visitas domiciliares em busca de depósitos e focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, em parte dos bairros Vila Dom João Batista, Aribiri, Cavalieri, Ataíde.  

Os agentes também realizaram borrifação de produto químico nas ruas utilizando bomba costal para eliminação de mosquitos adultos, além de orientar os moradores sobre como proceder para eliminação desses criadouros, por meio da distribuição de dois mil panfletos informando sobre locais de uma residência passíveis de acúmulo de água, para que o morador possa fazer vistorias semanais em seu imóvel.

Durante o evento, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social promoveu uma "Blitz do Aedes", ação educativa para abordar motoristas, moradores, pedestres e comerciantes da região. “A ação de bloqueio foi bem eficiente, pois os moradores fizeram sua parte colaborando com os agentes durante as visitas o que reduz imensamente os riscos de contaminação das doenças”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, bióloga Marcelaine Marculano.

Em função do tempo chuvoso, a ação continua na próxima semana nos bairros Glória e Jaburuna com a realização de nova varredura de bloqueio num raio de 250 metros da armadilha onde foi encontrado mosquito contaminado pelo vírus da chikungunya.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO