Secretário pede apoio dos vereadores para resgatar projeto do Aquaviário

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Félix Falcão
Criado: 07 de junho de 2017
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Machado pediu o apoio dos vereadores de Vila Velha ao projeto de retomada do Sistema de Transporte Aquaviario ma Baía do Espírito Santo, que prevê a interligação dos municípios da Grande Vitória por meio de embarcações próprias. Convidado pelo Legislativo, Machado discursou no plenário durante a sessão desta segunda-feira (5) na Câmara de Vereadores de Vila Velha.
 
“Falta uma adesão mais forte do Governo do Estado. Precisamos da anuência deles por se tratar de um sistema de transporte intermunicipal”, explicou. Pelo projeto, os municípios da Grande Vitória serão interligados com lanchas. Machado chegou a defender a implementação do projeto em caráter experimental, com embarcações saindo da Prainha, em Vila Velha, até a Praça do Papa. “Não precisamos praticamente de nada para isso, apenas instalar alguns atracadouros”, enfatizou. Segundo ele, o projeto não onera os municípios envolvidos, já que os custos seriam absorvidos pela iniciativa privada.
 
O sistema Aquaviário está contemplado no Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) e também no Plano de Mobilidade de Vila Velha de acordo com informações relatadas pelo secretário da Semdu, Antônio Marcus Machado durante sessão na Câmara Municipal. “Centenas de pessoas serão beneficiadas com a integração do sistema Aquaviário ao Cicloviário”, avaliou. Machado informou que o município possui o projeto todo detalhado, com sugestões feitas por empresa privada especializada nesse sistema de transporte. “Já o projeto de compartilhamento de bicicletas em Vila Velha está em processo de consulta pública”, disse. Em uma reunião no início do ano, o prefeito Max Filho apresentou o projeto para a retomada do Sistema Aquaviário e contou com a aprovação dos prefeitos da Grande Vitória.
 
Homenagem
Após manifestação na tribuna, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Machado foi homenageado pelos vereadores com uma “Moção de Aplauso” pelo lançamento do livro “Melodias Imortais”, publicado no início de março. O livro relata com detalhes histórias musicais dos anos 40, 50 e 60 em Vitória e Vila Velha.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA