Quarto dia do Orçamento Participativo tem público recorde

De: Secretaria de Finanças
Texto: Érico Miranda/Peggy Maressa| Foto: Félix Falcão
Criado: 09 de junho de 2017
Novas unidades de saúde, creches, pavimentação de ruas e programas de esporte e lazer. Estas foram algumas das ações propostas pelas comunidades das regiões 3 e 4 de Vila Velha, que participaram da quarta rodada de discussões do Orçamento Participativo (OP). Realizadas na noite desta quinta-feira (08), nos bairros Vila Garrido e Vale Encantado, as duas assembleias contaram com um público recorde, até o momento, de aproximadamente 430 pessoas.

Em cada uma das duas reuniões, representantes dos bairros envolvidos definiram três temas prioritários e, a partir deles, ações que avaliam serem necessárias para cada microrregião. Em Vila Garrido, educação, saúde e infraestrutura foram definidas como as principais demandas das comunidades. As ações propostas são: construção de creches, unidades básicas de saúde e pavimentação de vias públicas. Em Vale Encantado, as reivindicações foram voltadas para infraestrutura, educação, esporte e lazer, com solicitações de melhorias nas ruas dos bairros, ampliação do sistema educacional na localidade e a construção de quadras poliesportivas.

A assembleia da microrregião 3 (Vila Garrido, Vila Batista, Ilha das Flores, Paul, Argolas, Chácara do Conde e Sagrada Família) reuniu 134 pessoas na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) "Antônio Bezerra de Farias", em Vila Garrido. Já o encontro das comunidades da microrregião 4 (Vale Encantado, Jardim do Vale, Santa Clara e Rio Marinho) foi realizado na UMEF "Joffre Fraga", em Vale Encantado, e contou com um público formado por aproximadamente 300 moradores.

“É o momento de dar voz à população do município. Nossa administração tem a marca da democracia, do diálogo. Vamos respeitar o povo e trabalhar por ele. É importante a participação de cada setor da nossa sociedade”, afirmou o prefeito de Vila Velha, Max Filho, que presidiu a assembleia realizada em Vila Garrido.  

“O público das reuniões tem aumentado, pois acreditamos que a população de Vila Velha está cada vez mais próxima da administração do prefeito Max Filho. Fazemos uma gestão democrática”, declarou o vice-prefeito Jorge Carreta, que conduziu a reunião realizada no bairro Vale Encantado.

A quinta rodada do OP contará com a participação das comunidades da região 4 e será realizada nesta terça-feira (13), na UMEF "Pedro Herkenhoff", localizada na Avenida Otávio Borin, 746, em Cobilândia (Jardim Marilândia, Nova América, Cobilândia e Cobi de Baixo); e na UMEF "Juiz Jairo de Mattos Pereira", sediada na Rua Ambrosino Barbosa, s/n, em São Torquato (Planalto, Industrial, Alecrim, Alvorada, Cobi de Cima e São Torquato).

Realizadas desde o dia 30 de maio, as oito assembleias do OP já reuniram aproximadamente 1,5 mil moradores e lideranças comunitárias das regiões 1,2,3 e 4 do município. Ao todo serão 17 reuniões, realizadas até o início de julho, com a participação de todos os 92 bairros que compõem as cinco regiões administrativas de Vila Velha. A data do encontro com as populações das microrregiões 1.1 (Praia da Costa, Itapoã, Praia de Itaparica, Praia das gaivotas, Coqueiral de Itaparica e Jóckei de Itaparica) e 1.2 (Residencial Itaparica, Boa Vista I, Boa Vista II, Vista da Penha, Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo, Soteco) será definida pela Secretaria Municipal de Planejamento.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO