Prefeitura busca nota máxima em transparência

De: Secretaria de Controladoria Geral
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Walter Closs
Criado: 20 de junho de 2017

Excelência em transparência. Essa é uma das metas que a Prefeitura de Vila Velha pretende alcançar para melhorar os níveis de acesso às informações do município ao publicar o portal oficial, aperfeiçoar os canais de atendimento da Ouvidoria, além de palestras e capacitação de servidores para fiscalização de contratos e acompanhamento de obras públicas. Tudo isso conforme a Lei de Acesso à Informação (12.527/11) e os órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas.
 
“Buscamos a perfeição e queremos alcançar a nota máxima”, disse o Secretário Municipal de Controle e Transparência André Abreu de Almeida. A cidade de Vila Velha alcançou a 4ª colocação no ranking nacional de transparência entre os 78 municípios capixabas, conforme dados divulgados nesta semana no site do Ministério Público Federal (MPF).
 
No ranking nacional, Vila Velha recebeu 9,5 de nota, com um crescimento de 3,7 pontos em relação ao índice anterior, de 5,8. Com isso, a cidade ficou atrás apenas de Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Afonso Cláudio. O nível de transparência no Estado em relação aos municípios também teve uma ligeira elevação, de 1,37 ponto, passando de 4,94 para 6,31.
 
“Para nós é mais do que isso. É uma forma de aproximar o cidadão dos atos praticados na gestão”, defendeu o secretário.
 
Para aferição dos índices os órgãos analisam itens de transparência passiva, que se referem à disponibilização de informações em site e portais, e dados da transparência ativa, relativos a pedidos de informações. 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA