Consulta pública para Projeto ‘Bike Vila Velha’ é finalizada

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini| Foto: Freepik
Criado: 23 de junho de 2017

Até o início desta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), havia recebido mais de 400 participações na consulta pública para o decreto que vai regulamentar o Projeto ‘Bike VV’ no Município. Esta consulta teve como objetivo receber contribuições para a elaboração da legislação que disciplina e racionaliza a rotina administrativa para a utilização, gestão e controle do projeto.

Iniciada dia 17 de maio, a minuta de Decreto Municipal ficou disponível para consulta por 30 dias no site da Prefeitura, onde todo cidadão pode enviar a sua contribuição sobre o tema. O resultado aponta que as manifestações são favoráveis ao novo serviço. “Excelente, muito positivo. Dessa forma podemos perceber que o Projeto está em sintonia com os desejos da população”, pontua o secretário Antônio Marcus Carvalho Machado. Ele afirma ainda que agora o prefeito vai tomar conhecimento das contribuições que também vão compor o termo de referência que vai basear o processo licitatório.

Carlos Kossmann, morador do Centro de Vila Velha, disse que o projeto é de fundamental importância para a mobilidade urbana. “A cidade tem uma boa malha cicloviária e isso irá incentivar o uso desse transporte alternativo.”
 
 Moradora do bairro Araçás, Jéssica Siqueira, comentou que a cidade precisa de incentivos assim. “Somos privilegiados com nossas belezas naturais, nada mais justo que bikes à disposição da população, pois o principal fato é que isto pode contribuir para a mobilidade urbana, ajudando o nosso trânsito e meio ambiente, e, destacando, ainda, a satisfação dos turistas que poderão pedalar apreciando a paisagem”, afirmou.
     
Para Nailton Xavier, morador do bairro da Glória, nem mesmo as limitações físicas são impedimento para se entregar ao pedal. “Pelo contrário, a bicicleta é um instrumento libertador, no qual a deficiência dá lugar ao sentimento de conquista, poder e igualdade. É a garantia do direito de se locomover dignamente, de conhecer e ser parte ativa da cidade e da comunidade.”
 
Próximos passos
 
 Caso aprovado, a Prefeitura dará inicio à licitação para contratação de 10 estações com 20 bicicletas. Inicialmente. As estações serão instaladas em locais onde há uma estrutura cicloviária, como na orla, Centro da cidade e na Glória. Atualmente o anel cicloviário de Vila Velha possui mais de 46 quilômetros de ciclovias, dos quais 20,5 quilômetros foram construídos em administrações anteriores do prefeito Max Filho. O anel interliga a orla ao Centro da cidade, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, além dos ramais nos bairros.

Pelo sistema de compartilhamento, primeiro os usuários fazem um cadastro, depois retiram e devolvem as bicicletas utilizadas nos trajetos entre as estações. A utilização da bicicleta é tarifada depois de percorrido um período de gratuidade que ainda será definido.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO