Prefeitura promove Semana do Livro Infantil

De: Secretaria de Educação
Texto: Syria Luppi| Foto: SEMED/Divulgação
Criado: 12 de abril de 2017

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado anualmente em 18 de abril (nascimento de Monteiro Lobato), a Prefeitura de Vila Velha vai realizar a Semana do Livro Infantil, de 17 a 20 de abril. Os bibliotecários de todas escolas da rede municipal de ensino vão desenvolver atividades como forma de incentivar os alunos à leitura e escrita.
 
As contadoras de história da Secretaria de Educação de Vila Velha (Semed), Norma Helena Agrizzi e Sara Reis percorrerão cinco escolas da rede promovendo sessões de contação de história de forma lúdica e divertida.
 
As escolas contempladas serão a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) "Mikeil Chequer", em Boa Vista 2; UMEF "Rubem Braga", em Boa Vista 2; UMEF "Prof. Zaluar Dias", em Guaranhuns; UMEF "Coronel Joaquim de Freitas", em Jaburuna e UMEF "Mario Casanova", em Ilha da Conceição.
 
A campanha “Compartilhe palavras – doe livros” pretende arrecadar 500 livros que serão distribuídos nas escolas. Todos os servidores da Prefeitura poderão doar obras de diversos gêneros literários. O ponto de entrega é na sala de coordenação de bibliotecas, na Semed.
 
Os bibliotecários das escolas vão organizar o projeto "O mundo de Monteiro Lobato", que é uma exposição das obras do autor, com leitura, registro biográfico e produção de textos (recontos) relacionados às suas obras. Também haverá dramatização da estória produzida pelos alunos e sessão de vídeo com episódios do "Sítio do Pica-pau Amarelo".
 
E mais, o Projeto “Leia comigo” vai envolver alunos, professores e os demais funcionários da escola em um momento de leitura coletiva. Serão desenvolvidos ainda os projetos “Leitor em destaque”, “Mais leitura e escrita”, “Ler, pensar, criar”, “Alimentação saudável e leitura: tudo de bom” - que é feito com o livro "Betola, o menino legal", da escritora Norma Helena Agrizzi, professora da rede municipal de Vila Velha.
 
De acordo com Eliana Terra, coordenadora das bibliotecas da Semed, por meio da leitura, “a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores importantes para sua vida”.
 
Homenagem
 
O Dia Nacional da Literatura Infantil foi instituído em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que escreveu a frase: “Um país se faz com homens e com livros”. Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.
 
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio. Assim, criou personagens como o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso, a história “Reinações de Narizinho", onde narrava a história da menina do nariz arrebitado, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
 
Serviço
 
Campanha “Compartilhe palavras - doe livros”
Data: de 17 a 20 de abril
Local de entrega: Secretaria Municipal de Educação, Rua Castelo Branco, 1803, sala de coordenação de bibliotecas, Centro
Informações: 3239-3980
Serão aceitos os gêneros romance, conto, gibi e crônica. Não serão aceitos livros didáticos e técnicos.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO