O prefeito de Vila Velha, Max Filho, inaugurou, na noite desta quarta-feira (19), junto com o vice-governador César Colnago, o Ginásio Poliesportivo Municipal Osvaldo Ruy, em São Torquato. Cerca de 300 participaram do evento, entre lideranças políticas e comunitárias, moradores, autoridades militares e atletas profissionais e amadores.
 
A solenidade de entrega do complexo esportivo contou com apresentações de karatê, de passistas e integrantes da bateria da Escola de Samba Independentes de São Torquato, da banda marcial da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Graciano Neves, de Paul, além de ginástica olímpica, com a participação da capixaba Natália Gáudio, de Deborah Medrado Barbosa e da técnica Mônica Queiroz.
 
O investimento no equipamento público foi de pouco mais de R$ 1,2 milhão, resultado de cláusula condicionante para a instalação da empresa Prysmian na cidade. O ginásio ocupa uma área total de 1.900 metros quadrados, com 1.100 metros de área construída, dotada de quadra poliesportiva com arquibancada, vestiários e salas para consultório médico e setor administrativo.
 
A entrega do equipamento público foi muito comemorada pela professora de Educação Física aposentada, Cléia Maria do Patrocínio, 70 anos, moradora do bairro há mais 40 anos. “É um bem muito valioso. Ficou maravilhosa”, disse.
 
“Era um sonho da comunidade”, enfatizou Maria Elusae do Nascimento, 68 anos, moradora do bairro desde o seu nascimento. Entusiasmada, ela acompanhava da arquibancada a solenidade de inauguração.
 
A presidente da Associação de Moradores de São Torquato, a vereadora Patrícia Crizanto, também comemorou a inauguração do ginásio. “Hoje essa quadra volta para a comunidade”, disse. Também aproveitou para presentear o prefeito com uma camiseta da jogadora da seleção brasileira de handebol, a capixaba Alexandra Nascimento, de Cobi de Cima, considerada a melhor do mundo em 2012.
 
Na oportunidade, o vice-governador César Colnago elogiou a iniciativa da construção do ginásio e acrescentou: “Não faltará apoio do governo do Estado para iniciativas como esta”, reforçou. “Aqui será um núcleo do projeto Campeões do Futuro", completou.
 
O prefeito relembrou o fato de ter sido ele mesmo quem assinou há 8 anos a cláusula condicionante para que as obras fossem executadas. ”Esse ginásio é de todos nós. É um espaço de união e de convívio social. E que tenhamos a preocupação de cuidar desse projeto”, enfatizou.
 
Presentes na cerimônia de inauguração o vice-prefeito Jorge Carreta; os deputados estaduais Janete de Sá, Hudson Leal e José Carlos Nunes; o secretário Estadual de Esportes e Lazer, Max da Mata; o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha, Ivan Carlini; além de vereadores, secretários municipais de Vila Velha e lideranças comunitárias.

MAIS NOTÍCIAS