A partir de sua proposta de educação como um direito de todos, a Prefeitura de Vila Velha possui o Núcleo de Educação Especial, que é responsável pela educação das pessoas com deficiência nas 98 escolas públicas municipais. Segundo o último levantamento, realizado em dezembro de 2016, a rede municipal conta com um total de 1.431 alunos com deficiência (veja quadro em anexo).
 
Foi a partir da assinatura do Brasil na Convenção das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2006, e a aprovação no Congresso Brasileiro da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em 2015, que as políticas públicas para as pessoas com deficiência foram garantidas para os 46 milhões de brasileiros com deficiência (IBGE/2010). Com esta nova ordenação legal, jurídica e social, a pessoa com deficiência tem assegurado e promovido, em condições de igualdade, o exercício de seus direitos e das suas liberdades fundamentais. É o que a Prefeitura de Vila Velha trabalha para atender.
 
A LBI define na Educação Inclusiva, ou Especial, que pessoa com deficiência não é aquela que perdeu um membro, nem visão ou audição reduzidas. O que caracteriza uma pessoa com deficiência é a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. A deficiência é entendida levando-se em conta o grau de dificuldade para integração social e não apenas a constatação de uma falta sensorial ou motora.
 
Segundo Jaqueline Siqueira, Coordenadora da Educação Bilíngue da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Alessandra Rocha, Coordenadora da Formação da Educação Inclusiva e de Alunos com Deficiência Intelectual, o ensino para os alunos com deficiência, no município, vem acompanhando as necessidades de cada um em desenvolver o seu potencial em sala de aula e da sua capacidade de desempenho.
 
ESCOLAS REFERÊNCIAS
A Educação Especial em Vila Velha foi regulamentada em 2015 e tem como referências as seguintes escolas:
 
ALUNOS SURDOS – Unidade Municipal de Ensino Infantil "Casulo da Vovó"; e as Unidades Municipais de Ensino Fundamental "Deputado Paulo Sérgio Borges" e "Nice de Paula Sobrinho". Nestas escolas cada aluno é acompanhado por um professor bilíngue e intérprete em Libras – Língua Brasileira de Sinais.
 
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - Unidades Municipais de Ensino Fundamental "Fátima Garcia"; "Dr. Zanandrea Camargo"; "Reverendo Antônio da Silva Cosmo"; "Saturnino Rangel Mauro"; "Pedro Herkenhof"; e "Governador Cristiano Dias Lopes".
 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR  
Integram as unidades de educação especial uma equipe multidisciplinar composta de fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e neurologista. Esta equipe atende somente os alunos de escolas do município de Vila Velha e, os alunos encaminhados pelas escolas que não possuem laudo, mas apresentam especialidades relacionadas aos alunos com deficiência. 

MAIS NOTÍCIAS