Dicas do Procon para a compra de produtos mais consumidos na Páscoa

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação
Criado: 11 de abril de 2017

​O Procon de Vila Velha faz alerta aos consumidores para a compra de alguns produtos que movimentam o comércio nesse período de páscoa, comemorado neste domingo (16), data que marca a ressurreição de Jesus Cristo, segundo o calendário cristão.

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de preços para a compra de produtos como peixe, bacalhau e ovos de chocolate. No caso dos peixes frescos, o consumidor deve observar se os produtos estão conservados em temperatura ideal, a sua aparência, se os olhos estão brilhantes e se as escamas estão presas ao corpo.

O bacalhau é outro produto muito consumido nessa época do ano. Por isso, é aconselhável observar bem os aspectos para não levar para casa peixe seco e salgado. É que as falsas denominações induzem os consumidores ao erro. O bacalhau é largo e permite corte em lombos, sua cor é palha e a sua pele solta com facilidade, o rabo deve ser quase reto ou ligeiramente curvado. 

No caso dos ovos de chocolate, deve-se observar a data de validade, peso e composição no rótulo do produto. Checar também se a embalagem não está violada e se traz o selo de certificação do Instituto Nacional de Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro). Quando o produto trouxer algum brinquedo no seu interior, é bom observar se tem a indicação da idade recomendável para o seu uso.

“E preciso estar atento para não cair em armadilhas e ser seduzido pela publicidade, evitando assim, gastos desnecessários”, previne o coordenador do Procon de Vila Velha, Carlos Alberto de Barros.

Mesmo assim, se o consumidor sentir-se lesado deve acionar o Procon de Vila Velha, que funciona na Rua Sete de Setembro, 95 - Centro. O consumidor também pode agendar seu atendimento no órgão pelo telefone 27 33915990 ou pelo email agendaprocon@vilavelha.es.gov.br

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO