Caminhando e conhecendo os sítios históricos da cidade

De: Secretaria de Educação
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Alessandra Ribeiro
Criado: 19 de abril de 2017

Caminhando e conhecendo os sítios históricos da cidade. Esses são os ingredientes do projeto pedagógico intitulado “Interdisciplinaridade em Ação”, promovido com alunos de nove turmas, do 6º ao 9º ano, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef), "Professor Luiz Malizeck", no bairro Divino Espírito Santo, em parceria com a Guarda Municipal.
 
Realizado na última quinzena de março, o projeto que alia atividade física e aprendizado, consiste na prática aeróbica de caminhadas associadas à aquisição de conhecimentos sobre o sítio histórico de Vila Velha. O objetivo é fazer com que os alunos entendam a importância da atividade física para uma vida saudável e ao mesmo tempo adquiram o conhecimento histórico sobre a cidade.
 
A iniciativa contou com a organização de caminhadas nos dias 17, 24 e 31 de março, saindo do bairro Divino Espirito Santo, passando pela orla de Itapoã e Praia da Costa, até chegar no Convento da Penha, com retorno pelo Centro até a escola, sempre acompanhados por agentes da Guarda Municipal.
 
“Essa aula de campo foi uma mistura de diversão, lazer e aprendizado. Saber como tudo começou, como tudo foi construído é realmente muito incrível. Foi uma aula maravilhosa”, disse a aluna do do 9º ano, Brunna de Aguiar Cabral.
 
Para a professora de Educação Física Rosilene Magnago Torres, o sedentarismo tomou conta da grande maioria desta população. “E foi pensando nisso que pensamos estratégias para reverter este quadro. Então saímos da teoria para a prática com o projeto Interdisciplinaridade em Ação.
 
“Tirar a venda dos olhos e conhecer um pouco da cidade de Vila Velha é um passo fundamental para ensinar os alunos a valorizar e preservar o sítio histórico”, avaliou a professora de História Larissa Milanezi Fabriz. E acrescentou: “Foi fantástico perceber a animação de crianças e adolescentes que realmente se envolveram com a atividade”, disse.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO