Alunos do ensino infantil fazem receitas diferentes para a Páscoa

De: Secretaria de Educação
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Silvania de Souza
Criado: 12 de abril de 2017

Os alunos da Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Amilton da Silva, em Ataíde, tiveram uma aula nada convencional na manhã desta terça-feira (11). Eles aprenderam a fazer um bolinho do tipo “cupcake” de cenoura com cobertura de brigadeiro feita de inhame e chocolate. Nutricionistas orientaram os alunos no preparo da receita.
 
Além da aula de ciências, com explicações sobre os nutrientes dos alimentos utilizados na receita, os alunos prepararam durante a oficina de culinária um alimento saudável e saboroso para a Páscoa. A cenoura e o inhame são vegetais ricos em vitamina A.
 
O setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação promoveu a atividade pedagógica de forma lúdica e divertida, destacando a cenoura como alimentação do coelho, um dos símbolos da Páscoa.
 
“Saímos um pouco do habitual ovo de páscoa adaptando um prato tradicional com ingredientes mais saudáveis”, disse a gerente de Alimentação Escolar (Semed), Silvania de Souza.
 
RECEITA DO BOLO DE CENOURA
 
Ingredientes
4 cenouras médias
1 xícara de açúcar
1 1/5 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 1/5 xícara de óleo
3 ovos
 
Preparo
Pré-aqueça o forno e unte uma assadeira com óleo e farinha. Lave as cenouras e os ovos, corte as cenouras em pedaços pequenos e bata no liquidificador com o óleo, os ovos e o açúcar. Em seguida, coloque a mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem até a massa ficar homogênea. Adicione o fermento em pó e misture com cuidado. Coloque a massa no tabuleiro e leve ao fogo.
 
COBERTURA - Brigadeiro De Inhame
 
Ingredientes:
700g de inhame
150g de Leite em pó
150g de açúcar
40g de chocolate em pó 70% cacau
40g de margarina
 
Preparo:
Lave, descasque, pique e cozinhe o inhame. Leve para cozinhar e, quando estiver bem macio, escorra a água e bata o inhame no liquidificador, formando um creme. Coloque esse creme de inhame em uma panela, misture os outros ingredientes, ligue o fogo baixo e mexa até soltar do fundo da panela. Espere esfriar e utilize para confeitar bolos ou fazer bolinhas, tipo brigadeiro.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO