Na próxima quarta-feira (15), a Prefeitura de Vila Velha vai dar início ao projeto “Banda na Escola 2017”. A abertura oficial será na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) "Aly da Silva", em Balneário Ponta da Fruta, a partir das 8 horas.

O projeto Banda na Escola é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com os militares do Exército Brasileiro que atuam no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha. Um circuito de concertos didáticos percorre, em média, 30 escolas, e o público chega a 18 mil alunos das unidades de ensino de Vila Velha a cada ano.

De acordo com coordenador de Arte e Cultura da SEMED, Peterson de Castro Cardoso, os alunos têm um contato direto com os instrumentos musicais e podem conhecer outra área de atuação do Exército – a música. Os músicos apresentam os instrumentos, suas características e informações sobre ritmos brasileiros. No processo, são apresentadas músicas populares, de compositores capixabas e clássicos nacionais.

“É uma experiência que contribui para o desenvolvimento cultural e emocional desses alunos. Muitos serão motivados por esse momento, onde os valores e emoções transmitidas pela Banda Musical ultrapassam o ambiente escolar e possivelmente serão lembrados ao longo da vida”, disse.

Mas o aprendizado vai além da música. Durante as apresentações, os militares conversam com os alunos e transmitem valores cívicos, respeito aos símbolos nacionais, às leis e também às autoridades. “Eles recebem informações sobre o contexto histórico, significado e importância da Bandeira Nacional e do Hino Nacional, por exemplo”, lembrou Peterson. O cronograma de apresentação nas escolas é definido conforme adesão de cada unidade.

Serviço
Abertura do Projeto “Banda na Escola 2017”
Dia: 15 de março (quarta-feira)
Hora: 8 horas
Local:  UMEF "Aly da Silva", em Balneário Ponta da Fruta.

MAIS NOTÍCIAS