Retirada das pedras em Cobi de Baixo começa segunda-feira (27)

De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 23 de março de 2017

As pedras que rolaram em Cobi de Baixo e foram parar nos trilhos de trem que cortam o bairro, no último domingo (19), serão retiradas a partir da próxima segunda-feira (27), com prazo de 15 dias para finalização. Responsável pela retirada, a Valor Logística Integrada (VLI), empresa concessionária do sistema ferroviário, está contratando uma empresa que fará a demolição das pedras e a remoção do material.

Na manhã desta quinta-feira (23), a Defesa Civil de Vila Velha participou de uma reunião com técnicos e engenheiros da VLI proprietária da Ferrovia Centro Atlântida (FCA) e com o engenheiro Mauricio Ceoto, representante dos proprietários do prédio atingido pela pedra.

Todos os trabalhos preliminares já foram feitos pela VLI, como a escolha da melhor técnica de execução, com menor vibração e interferência e alocação de bota-fora para os fragmentos rochosos.

Segundo o assessor adjunto da Defesa Civil, Augusto Bandeira Filho, o projeto de contenção do prédio -- por se tratar de um imóvel particular --, é de responsabilidade do proprietário.

“A nós da Defesa Civil e Prefeitura, coube preservar a vida das pessoas, nosso bem mais importante. Vamos acompanhar e monitorar até o fim da execução e desinterditar o prédio e as casas no momento oportuno”, afirmou Bandeira. 

Segundo relatos de moradores da região, algumas pessoas estavam escavando no entorno da rocha, inclusive embaixo, para retirada de terra para construção, o que fez com que a pedra rolasse sobre a linha de trem. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) cadastrou sete famílias afetadas, porém todas elas preferiram procurar a casa de parentes e amigos.

Por se tratar de área sob jurisdição federal, a Prefeitura de Vila Velha, através da Defesa Civil Municipal, vai acompanhar e monitorar todo o processo.  A Guarda Municipal, assim como já faz desde o último domingo (19), vai ordenar o trânsito no local durante todo o trabalho.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA