Prefeito recebe ambientalistas para debater poluição do Rio Jucu

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Pedro Lodi
Criado: 20 de março de 2017

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, vai convidar autoridades do governo estadual, deputados, vereadores e lideranças políticas para participar do ato em defesa do Rio Jucu no próximo domingo (26). Max Filho recebeu ambientalistas da organização do ato na última sexta-feira (17) em seu gabinete para debater sobre o rio.

Além de confirmar a sua participação no ato “Abrace o Rio Jucu”, o prefeito vai mobilizar os prefeitos dos demais municípios cortados pelo rio para buscar soluções para a situação da bacia hidrográfica. “Vamos sensibilizar os prefeitos dos municípios para que governem de frente para rio e não de costas”, disse Max Filho.

O Rio Jucu está assoreado e com uma baixa vazão de água, que chegou a quase 3 mil litros por segundo em momentos críticos, enquanto que a média é de mais de 30 mil litros por segundo. Em função da pouca vazão, tem ocorrido constantes fechamentos da boca do rio, provocando danos ambientais incalculáveis, como a morte de peixes além de alagamentos no Canal do Congo. 

Durante o encontro com os ambientalistas, o empresário Eduardo Pignaton listou um dos principais problemas do rio, que é a quantidade de esgoto despejado no seu leito. “A contaminação do Rio Jucu por coliformes fecais ultrapassa em mais de 160 vezes o limite considerado satisfatório pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O resultado da análise da água mostra que o rio possui 160 mil coliformes fecais para cada 100 mililitros (ml) de água, quando o ideal é mil para cada 100 ml de água”, afirmou Pignaton.

A programação do ato “Abrace o Rio Jucu” começa com uma concentração a partir das 8 horas na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, e depois segue em uma caminhada por uma pista da Rodovia do Sol até a ponte sobre o Rio Jucu, onde ocorre o abraço simbólico. Após isso, todos retornam à praça, que contará com atividades culturais e artísticas durante todo o dia.

Leia mais: Audiências públicas sobre o Rio Jucu na Assembleia Legislativa 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA