Formação em robótica para professores de Vila Velha

De: Secretaria de Educação
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Jadson Rafalski
Criado: 20 de março de 2017

A Prefeitura de Vila Velha promove, a partir desta quinta-feira (23), a formação em robótica para o aperfeiçoamento de professores de tecnologias educacionais de nove escolas da rede pública municipal. Com o conhecimento do tema é possível ensinar aos alunos e desenvolver projetos como a criação de robôs ou até mesmo de um sistema automatizado de irrigação de uma horta.

Os treinamentos teóricos e práticos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação durante esse primeiro semestre do ano ocorrem no laboratório de informática do Titanic, no Centro, nos dias 23 de março, 5 e 26 de abril, 10 e 24 de maio e 7 e 28 de junho, em duas turmas, nos horários de 8 horas às 11h e de 13h30 às 17 horas.

Estão inscritos no curso os professores de tecnologia das seguintes escolas municipais: Telmo Torres, Deputado Mikeil Chequer, Senador João de Medeiros Calmon, Antônio Pinto Rodrigues, Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, Reverendo Antônio da Silva Cosmo, Darcy Ribeiro, Ulisses Álvares e Tancredo Neves.

Depois de participarem das atividades de formação, os professores vão desenvolver a partir do mês de abril várias oficinas de robótica com os alunos nas escolas. O projeto piloto começou pela Unidade Municipal de Ensino Fundamental "Deputado Mikeil Chequer".
 
Para participar da formação os professores terão que levar um kit arduíno para trabalhar com robótica. O kit consiste em uma placa, dotada de um microchip que permite programar a criação de projetos em robótica, como protótipos de robôs, controlar temperatura de água ou desenvolver programas para automatizar sistemas de iluminação.

A robótica é um segmento educacional e tecnológico que trata de sistemas mecânicos motorizados controlados manualmente ou automaticamente por circuitos integrados.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO