Encontro discute desburocratização de abertura de empresas em Vila Velha

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Syria Luppi| Foto: Paulo Borges Filho
Criado: 15 de março de 2017

A Prefeitura de Vila Velha cumpriu mais uma etapa do processo de desburocratização para abertura de empresas para empreendedores canelas-verdes.
 
Diferentes setores da gestão municipal envolvidos no processo de abertura de empresas se reuniram, nesta terça-feira (14), na sede da Prefeitura, com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e a Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees).
 
O encontro foi promovido pelo Centro do Empreendedor (CEVV), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semdesu). Participaram técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Saúde, Serviços Urbanos, Transporte e Meio Ambiente.
 
Durante a reunião, consultores do Sebrae compartilharam informações sobre o Registro Integrado/ES (Regin) - que integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como a Jucees, Receita Federal (RFB), Secretaria de Estado da Fazenda e prefeituras municipais.
 
A consultora do Sebrae Susany Miranda Freire explicou que todo cidadão que deseja constituir uma empresa de qualquer porte e natureza jurídica deve utilizar o Registro Integrado/ES, à exceção do Micro Empreendedor Individual (MEI).
 
Os técnicos apresentaram modelos de planilhas úteis para o município, que relacionam exigências necessárias ao processo de abertura de uma empresa sob o aspecto agrícola, de impacto ambiental e sanitário.
 
De acordo com o coordenador do Centro do Empreendedor Marcelo Zouain, cada representante de departamento do Executivo Municipal deverá analisar as planilhas e alinhar à legislação municipal.
 
“Tudo isso faz parte de um novo momento que a gestão de Vila Velha vive. Queremos impulsionar a abertura de empresas em nossa cidade, para gerar emprego e renda para nossa população aproveitando ao máximo nossa vocação econômica”, completou Zouain.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA