Cerca de 600 profissionais da Secretaria de Educação estão participando de quinze (15) cursos de capacitação ofertados pela Prefeitura de Vila Velha, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM).

As aulas, ministradas pela Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irão até dezembro deste ano.

Os cursos semipresenciais somente foram possíveis depois da criação do NTEM, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) conforme normas da modalidade de ensino à distância da plataforma e-Proinfo.

A Prefeitura de Vila Velha é a primeira instituição pública do Estado a utilizar esse meio tecnológico (e-Proinfo) para a oferta de cursos. A iniciativa vai facilitar a ampliação da oferta de capacitação para os servidores municipais.

Segundo a Semed, ao longo dos anos, o interesse pelos cursos vem crescendo gradativamente. Começou com dois cursos em 2013 e, dois anos depois, em 2015, o número subiu para dez. Agora já são 15 cursos com uma carga horária de 100 a 180 horas.

Para a gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, Levany Rogge, “o objetivo dos cursos é formar educadores para integrar, crítica e criativamente, as tecnologias digitais de comunicação e informação aos currículos escolares”, explica.

Professores, gestores e outros funcionários da escola estão entre os participantes dos cursos de extensão de Prática Docente, Alfabetização, Linguagem e discursos, Práticas pedagógicas, Matemática, Artes, Avaliação entre outros. Os encontros presenciais acontecem no Centro de Formação do Ensino Fundamental – TITANIC, no laboratório do NTEM.

MAIS NOTÍCIAS