A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), por meio da Comissão Municipal de Eventos (Comune), autorizou a circulação dos blocos de carnaval Saco Roxo e Chamichuga para este final de semana. Outros oito pedidos ainda serão apreciados pela Comissão. A folia ficou suspensa em fevereiro por ocasião da paralisação da Polícia Militar do Estado.
 
Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), a Comune decidiu pela aprovação dos blocos de carnaval Saco Roxo para o dia 18, das 17h às 21 horas, e Chamichuga, que pretende sair no dia 19, das 16h às 20 horas. A folia acontecerá nos bairros Coqueiral de Itaparica e Vista da Penha, respectivamente. 
 
O apoio da Polícia Militar está garantido, mas não com escala especial. Foi o que explicou o capitão Sérgio Alexandre Barbosa em reunião realizada no auditório do 4º Batalhão da PM, no Ibes, na última sexta-feira (10). A PM vai analisar cada caso e pede que os organizadores de blocos compreendam a fase de reestruturação da corporação em andamento pelo Governo do Estado. 
 
“Com a reestruturação, teremos mais uma companhia em Jabaeté, que deve se responsabilizar pelas atividades ocorridas naquela região. De qualquer forma, não será possível estabelecer escala de trabalho especial para acompanhamento dos blocos, porque haverá transferência de efetivo”, explicou o capitão.
 
O subsecretário municipal de Cultura, Eliomar Mazoco, destacou que a prefeitura deseja que os blocos circulem dentro da normalidade. “Apoiamos os blocos, mas todos precisam obedecer aos critérios estabelecidos pela Comune”.
 
A organizadora do bloco Papel Velho, Denilza Nascimento, pretende colocar o bloco na rua no dia 8 de abril. “O diálogo com a Prefeitura de Vila Velha e a Polícia Militar é importante para nos dar segurança enquanto organizadores. Temos uma folia que acontece há 33 anos em Itaparica de maneira familiar, sem problemas. Mas sabemos que há pessoas que se aproveitam dos blocos para cometer crimes e não queremos que isso aconteça”, completou.


Texto: Syria Luppi

MAIS NOTÍCIAS