Andada do caranguejo começa nesta terça (28)

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Syria Luppi| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 28 de março de 2017

A partir desta terça-feira (28), começa o terceiro e último período do ciclo reprodutivo do caranguejo-uçá. A comercialização, a cata, o armazenamento e o consumo do crustáceo estão proibidos até o dia 3 de abril em todo o Espírito Santo. A medida vale para animais provenientes de outros estados.

Na andada, é proibido capturar, manter em cativeiro, fazer o transporte, beneficiamento, armazenamento e consumir ou comercializar o caranguejo uçá. A proibição está embasada na portaria Seama nº 012-R, de 28 de dezembro de 2016.

Ainda este ano, nos meses de outubro e novembro, começa o período de defeso, que é a troca da carapaça do crustáceo. Conforme determina a portaria nº 52/2003 do Ibama, o caranguejo-uçá volta a ser protegido por legislação federal e os infratores, além de multas, poderão até ser presos.

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o caranguejo-uçá durante os períodos de proibição será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão.

Denúncias
Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria de Vila Velha que atende pelo telefone 0800 283 9059 e também na Polícia Ambiental, por meio do telefone 3636-0173, e no Iema, pelo telefone 3636-2597.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO