Representantes da Prefeitura participam de audiência pública sobre saneamento

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Rubens Gomes| Foto: CMVV
Criado: 23 de fevereiro de 2017

Os subsecretários de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha, Maurício Gorza e Fernando Pereira, participaram nesta quarta-feira da audiência pública na Câmara Municipal, sobre o contrato firmado entre a Cesan, a Prefeitura, e a empresa Aegea Saneamento e Participações S/A, com a finalidade de universalizar o serviço de tratamento de esgoto no município, por meio de Parceria-Público-Privada, celebrada no último dia 31 de janeiro, no Palácio Anchieta.

O contrato, no valor de quase R$ 700 milhões, tem prazo de 10 anos, e irá tratar quase a totalidade dos esgotos em Vila Velha. Participaram o vereador Reginaldo Almeida, que presidiu a sessão na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
 
O subsecretário de Meio Ambiente. Mauricio Gorza, disse que a audiência foi uma oportunidade excelente para compartilhar e socializar informações com a população, pois a PMVV tem recursos limitados e esta PPP tornou-se de fundamental importância para o saneamento do município. Ele lembrou que dados nacionais revelam que um percentual próximo a 70% das internações hospitalares no Brasil hoje são consequência da falta de saneamento básico.
 
Gorza ressaltou que percebeu na audiência a preocupação  das lideranças comunitárias e vereadores presentes, representantes de conselhos, com projetos antigos que não foram concluídos, como Prodesan e Prodespol, por exemplo. “Porém, não é porque as obras do passado não atenderam satisfatoriamente a população que esta PPP não possa resolver desta vez este problema crônico de nosso município”, concluiu.
 
O subsecretário de Meio Ambiente disse ter ficado satisfeito com a citação do rio Jucu pela representante da empresa Aegea, “Desde minha primeira entrevista antes de assumir o cargo, citei o rio Jucu como o cidadão número 1 de Vila Velha. E não podemos esquecer que o melhor fiscal da coisa pública é o cidadão”, finalizou.
 
Além de Gorza e José Fernando Pereira, representando a PMVV, fizeram parte da Mesa, a diretora operacional da Cesan, Sandra Silly, a representante a Aegea Saneamento, Reginalva Mureb, e participaram dos debates diversos líderes comunitários e da sociedade civil organizada.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO