Prefeitura prepara revitalização de parques naturais

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Walter Closs
Criado: 01 de fevereiro de 2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SEMDESU) vai revitalizar o Parque Natural Municipal de Jacarenema, a Lagoa Jabaeté, localizada entre os bairros de Ulisses Guimarães e Jabaeté, a Lagoa Grande, na Ponta da Fruta, áreas consideradas de proteção permanente no município.

Para isso, o subsecretário de Meio Ambiente, Mauricio Gorza e o coordenador de Recursos Naturais da Prefeitura de Vila Velha, Luiz Alberto Chedes iniciaram visitas nesta quarta feira (1), pela manhã, nos locais para um diagnóstico ambiental dos principais problemas dessas áreas de preservação.


A visita começou na área do Parque Natural Municipal de Jacarenema, localizada entre a estrada do Dique e o rio Jucú. Lá, foi encontrado caminhões da Prefeitura recolhendo lixo em um ponto viciado (local de despejo irregular) bem ao lado da área do parque.

Depois de percorrer toda a extensão da área e parar por alguns instantes em um dique do rio Jucú, a equipe da prefeitura visitou a Lagoa Jabaeté, um ponto natural ainda bem preservado. “O único problema aqui é a seca. Com isso a lagoa foi encolhendo e baixando”, contou José Benedito de Oliveira, morador há mais de 20 anos no local e que presenciou, ao longo dos anos, a diminuição do tamanho natural da lagoa.

Depois, a equipe se dirigiu a Lagoa Grande, na Ponta da Fruta, outro ponto de preservação do município, muito frequentado por banhistas durante o verão. Logo, vários moradores e a representante dos Amigos da Lagoa, Nazareth Campos fizeram a recepção aos técnicos da prefeitura. “O nível d’agua da lagoa está diminuindo”, apontou Campos, sob alegação de que uma de suas nascentes estaria sendo represada por vizinhos da área. A lagoa enfrenta problema de seca, invasões, lixo e assoreamento.

“Nós vamos observar os detalhes, os problemas e as necessidades, pois todo o ecossistema do entorno nas áreas visitadas serão considerados”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Mauricio Gorza, para que tudo conste no diagnóstico ambiental. A vistoria foi encerrada no final da manhã, na área do Parque Natural Municipal de Jacarenema, na foz do rio Jucú, onde placas sobre as condições de banho haviam sido instaladas. 

A inspeção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SEMDESU) nas áreas de preservação de Vila Velha começou na semana passada com a visita ao Parque da Mantegueira, na Glória.

Leia mais:
Prefeitura instala placas alertando para risco de banho na foz do Jucu
Parque da Manteigueira será limpo e revitalizado

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA