Lixo está sendo recolhido nas vias principais

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Syria Luppi| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 10 de fevereiro de 2017

Apesar da paralisação da Polícia Militar e consequente falta de segurança nas ruas, a Prefeitura de Vila Velha tem se esforçado para manter a coleta regular de lixo na cidade e orienta aos moradores e comerciantes que depositem seus dejetos nas ruas principais de cada bairro. Diante da instabilidade da segurança, as equipes das empresas que executam o serviço, a Corpus e a Vital, estão reduzidas, mas o recolhimento não foi interrompido.

Mesmo com o serviço reduzido, a coleta está ocorrendo nos dias e horários estabelecidos para cada região e a Prefeitura pede que a população colabore, acondicionando corretamente o lixo e direcionando os materiais para as vias principais para facilitar a coleta.

A Vital é a empresa que realiza a limpeza diária das ruas e vias públicas, além do recolhimento do lixo doméstico, industrial e hospitalar; e a Corpus é a empresa responsável pelos mutirões nos bairros e pela limpeza (lavagem e varrição) dos locais onde são realizadas as feiras livres da cidade.

A Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha informa que a medida que a segurança for restabelecida, os trabalhos em toda a cidade serão regularizados.


Manejo do lixo
Acondicionar o lixo corretamente é um dever de todo cidadão, pois evita a proliferação de doenças. O lixo orgânico, ou seja, aquele formado por dejetos de origem animal e vegetal, atrai insetos e roedores que veem ali uma oportunidade de obter alimento.

Afastar invasores é simples. A começar pelo nó no saco plástico, que deve ser firme e bem fechado. Feito isso, é importante escolher um local seco e coberto para colocar o saco. Uma dica é fazer uma base, seja de tijolos ou madeira, para que o lixo não fique em contato com o solo ou sujeito a receber água.

É importante que o cidadão acondicione o lixo de acordo com o tipo e peso. Sacos plásticos podem facilmente rasgar com muito peso e vidros podem ocasionar acidentes.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO