Descarte irregular de lixo pode gerar multa

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Syria Luppi| Foto: Walter Closs
Criado: 23 de fevereiro de 2017

Na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Vila Velha recolheu cerca de cinco toneladas de lixo em um ponto utilizado para descarte de dejetos irregularmente. Esse é um trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSU) de permanente combate aos 570 pontos viciados de lixo mapeados pela cidade. A multa pode chegar a R$ 9.255,30.

Os funcionários da SEMSU retiraram entulhos de uma área próxima ao terreno da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), no bairro Brisamar, na região 2. Foram utilizados uma máquina retro-escavadeira e um caminhão caçamba do tipo “truck” para retirar cinco toneladas de lixo. A Guarda Municipal organizou o trânsito no local.

Entre o material descartado, foram encontrados móveis quebrados, entulho de obra doméstica, equipamentos eletrônicos, objetos de uso pessoal, entre outros. Segundo o Código Municipal de Limpeza Urbana, cabe ao gerador a destinação correta dos resíduos. Quem for flagrado pela fiscalização depositando lixo em local inadequado pode ser multado em até R$ 9.255,30, conforme a Lei 2915/94.

O subsecretário da SEMSU José Fernando Pereira pede a colaboração da população na limpeza da cidade. “O acúmulo de lixo e entulho atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde das pessoas, além de ser danoso para o meio ambiente”, falou.

Móveis e eletrodomésticos inservíveis também podem ser descartados corretamente, por meio do serviço Cata-Móveis, disponibilizado pela prefeitura. O cidadão aciona a Ouvidoria e agenda dia e horário para o recolhimento.

Lixo doméstico

O município executa a coleta regular do lixo doméstico. Nos bairros com maior concentração de imóveis, onde a demanda é maior, a frequência da coleta é diária; nos demais bairros, é feita em dias alternados. A orientação é que o lixo seja muito bem vedado e depositado uma hora antes da passagem do caminhão.

Denúncias sobre depósito de lixo em local irregular podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, telefone: 0800 283 9059.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO