Para facilitar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017, a Prefeitura de Vila Velha irá conceder três oportunidades de quitar o tributo em cota única, com descontos de 4% a 8%. Os descontos variam de acordo com a data de vencimento, sendo de 8% para quem efetuar o pagamento até o dia 5 de abril, quando vence, também a primeira parcela. Ainda não há previsão para que os carnês comecem a ser entregues.

Quem perder o prazo do dia 5 de abril, terá ainda dois meses para obter descontos na cota única, de 6% para quitação até 5 de maio e 4% para pagamentos até 5 de junho. O pagamento do tributo também poderá ser feito em seis parcelas, porém, sem desconto. A Prefeitura de Vila Velha também concede isenção de IPTU para determinados extratos da sociedade, como moradores de ruas sem pavimentação e outros.

O prefeito de Vila Velha, Max Freitas Mauro Filho, destaca que a medida possibilita mais melhorias para a população, em um momento de cautela na economia brasileira.
 
“O IPTU é uma importante fonte de receitas para o município e possibilita à prefeitura realizar mais obras na cidade. Ao mesmo tempo em que contamos com a colaboração de todos, também entendemos que estamos vivendo uma crise no Brasil e por isso estamos inovando com as três faixas de descontos para o pagamento em cota única", disse o prefeito.

Segue calendário de pagamento do IPTU 2017

1° parcela ------------------------------------------------- 05 de abril
2ª parcela ------------------------------------------------- 05 de maio
3ª parcela ------------------------------------------------- 05 de junho
4ª parcela ------------------------------------------------- 05 de julho
5ª parcela ------------------------------------------------- 04 de agosto
6° parcela ------------------------------------------------- 05 de setembro
 
Isenção – Confira os casos de isenção do IPTU:
 
• Imóveis que valem até R$ 30 mil:
 
Proprietários de imóveis residenciais com valor venal de até R$ 30 mil estão isentos do pagamento do IPTU, conforme Lei nº 5.243. A isenção será informada no carnê. Contudo, o contribuinte deve pagar a Taxa de lixo.
 
• Isenção para quem mora em rua sem pavimentação:
 
A isenção no imposto para donos de imóveis edificados em logradouros sem pavimentação se dá por força da Lei nº 4.864. O pedido de isenção deve ser renovado ano a ano.
 
• Isenção para aposentados, pensionistas e portadores de doenças graves:
 
Os aposentados, pensionistas, ex-combatentes e funcionários públicos do município de Vila Velha e portadores de doenças graves podem solicitar a isenção. Em todos os casos, o requerente deve comprovar a propriedade do imóvel e atender aos requisitos da lei. A isenção concedida atinge apenas o imóvel utilizado para fim residencial do próprio contribuinte ou do seu beneficiário previdenciário.

MAIS NOTÍCIAS