O Prefeito Rodney Miranda e o Governador Paulo Hartung inauguraram nesta quinta-feira (22/12), às 17 horas, a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Governador Élcio Álvares.  A estação foi construída em frente ao Shopping Praia da Costa, embaixo da alça da Terceira Ponte, sobre o Canal da Costa.  É mais uma importante obra para evitar alagamentos e garantir mais segurança e tranquilidade à população no período de chuvas.

Esta e segunda estação de bombeamento de águas das chuvas inauguradas na atual administração. A primeira foi a de Guaranhuns, em março de 2015. A terceira estação será entregue na semana que vem. Ela está sendo construída no Sítio Batalha, também próxima ao Shopping Praia da Costa.

A Estação de Bombeamento Governador Élcio Álvares conta com dez bombas e capacidade para bombear 15m³/s de águas da chuva. A obra vai beneficiar mais de 120 mil pessoas de 11 bairros na região de Itapuã, Praia da Costa, Itaparica, Cocal, Boa Vista I, Boa Vista II, Nova Itaparica, Divino Espírito Santo, entre outros. O investimento nas duas estações que vão ser inauguradas somam cerca de R$ 15,5 milhões, recursos do próprio município.

O Prefeito Rodney Miranda falou que a estação é um compromisso que ele havia assumido com a cidade. “É com muita alegria que entregamos a segunda estação de bombeamento de Vila Velha. Quando assumi o mandato em 2013, fiz o compromisso de implementar ações para minimizar o transtorno causado pelas fortes chuvas no município. Em maio de 2015, entregamos a população de Guaranhuns a primeira estação de bombeamento de água da chuva, que já beneficia 60 mil habitantes. Hoje, com uma obra precedida de estudos, planejamento e total capacidade técnica, entregamos a estação de bombeamento do Canal da Costa, obra que irá beneficiar mais de 100 mil pessoas da região”, explicou.
 
Para o Governador Paulo Hartung, a estação de Bombemaento do Canal da Costa foi um enorme desafio para Vila Velha. "O município é cortado por diversos canais, está abaixo do nível do mar e com a segunda maior população do Estado. Além dessas características, o orçamento da cidade é baixo. Mesmo assim, uma obra desse porte não foi impossível para a prefeitura. Essa é uma obra robusta e corajosa. Parabéns ao prefeito a sua equipe por este trabalho", concluiu.
 
Funcionamento - A Estação de Bombeamento terá suas comportadas fechadas durante as chuvas intensas e a água do Canal será bombeada no sentido da foz, para que tenha vazão e siga para o mar, facilitando assim o escoamento das águas em toda região de Itapuã e bairros adjacentes.

Homenagem – A estação leva o nome do ex-governador do Espírito Santo Elcio Álvares, que faleceu no dia 9 de dezembro deste ano, aos 84 anos, em Vitória. Advogado, Elcio Alvares também foi Ministro Extraordinário da Defesa, Senador da República, Deputado Federal, Deputado Estadual, entre outras funções públicas.




A família do ex-governador Elcio Alvares foi homenageado durante o evento. 

EBAP do Canal Guaranhuns Elmo Dall’Orto - Em março de 2015, o prefeito Rodney Miranda entregou à população de Vila Velha a primeira Estação de Bombeamento de Águas Pluviais da Bacia do Canal Guaranhuns Elmo Dall’Orto.. Localizada às margens da Rodovia do Sol, logo na entrada da estrada do Dique do Canal Guaranhuns, a estação de bombeamento é a primeira grande intervenção relacionada ao combate aos alagamentos, desde meados dos anos 60, quando houve a construção do próprio dique. As sete bombas da Estação têm a capacidade de lançar até 21,5 milhões de litros de água por hora (3.200 carros-pipas por hora). A água é bombeada do Canal de Guaranhuns para o Rio Jucu, minimizando o problema histórico dos alagamentos nas regiões próximas ao canal, como os bairros Jockey, Darly Santos, Pontal das Garças e Araçás.
 

MAIS NOTÍCIAS