Autoatendimento facilita a vida do cidadão na Prefeitura

De: Secretaria de Finanças
Texto: Cíntia Bringhenti| Foto: Marcos Fernandez
Criado: 19 de outubro de 2016
Ampliação da capacidade de atendimento e redução de 50 para 10 minutos no tempo de espera são os resultados de quatro meses de funcionamento dos terminais de autoatendimento instalados no térreo da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica. O sistema permite ao cidadão ter acesso a vários serviços oferecidos pela administração municipal, dispensando a necessidade de pegar senha e aguardar na fila.

Com maior eficiência, foi possível reduzir as filas e ampliar de 80 para 100 o número de atendimentos realizados por dia. A população aprovou o sistema. “É mais comodidade para a gente que trabalha e, muitas vezes, não tem tempo para resolver as coisas”, destacou a cabeleireira Rosana Fernandes.

O espaço conta com três computadores, impressora e funcionários capacitados para auxiliar no atendimento. Além do acesso aos serviços reunidos na página da administração municipal na internet, é possível imprimir documentos necessários no protocolo de processos.

O serviço mais procurado é o de emissão de segunda via para pagamento de tributos.  O cidadão pode também acompanhar a tramitação de processo, obter certidão de débitos, consulta prévia, entre outros. Vale ressaltar que estes mesmos serviços estão disponíveis no site da Prefeitura: www.vilavelha.es.gov.br

O parcelamento de dívidas é o único serviço que não está disponível no autoatendimento, pois requer uma série de documentos e exige assinatura do proprietário ou procurador. O interessado deve se dirigir a um dos guichês para obter o serviço.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Administração e Planejamento, por meio do setor de Tecnologia da Informação, e a Secretaria de Finanças. 

A sede da Prefeitura de Vila Velha fica na Avenida Santa Leopoldina, nº 840, em Coqueiral de Itaparica. O horário de funcionamento é das 12h às 19h. 

Confira os serviços disponíveis
- Tramitação de processos               
- 2° via de documento de arrecadação
- Emissão de carnê de IPTU, ISS, taxas
- Certidão de Débitos
- Espelho cadastral
- Consulta por CPF ou CNPJ
- Taxa de serviço de sepultamento
- Ouvidoria Municipal
- Portal da Transparência
- Alvará online
- Consulta prévia
- Empreendedor online
- Contracheque (para servidores do município)
 
 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO