O primeiro parklet de Vila Velha, localizado na rua XV de Novembro, na Praia da Costa, já está em funcionamento desde esta quarta-feira (28). Tendência mundial, os parklets são uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência para quem passar pelo local. Sua implantação visa a humanizar e democratizar o uso das vias públicas
 
“O desenvolvimento desses espaços irá proporcionar aos cidadãos maior interação social com a comunidade, incentivando o comércio local e bairros mais humanizados. Vai ampliar a oferta de espaços públicos e estimular transportes não motorizados”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Marcelo Oliveira. 
 
Assim, enquanto duas vagas de estacionamento na rua são utilizadas por 40 carros por dia, um parklet atende 300 pessoas neste mesmo período, melhorando a convivência de todos e promovendo o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.
 
O primeiro parklet da cidade canela verde, em frente a hamburgueria Golburger, recebeu uma pintura especial com grafites, hortas com temperos, flores e teve seu projeto executado pela arquiteta Amanda Cristina Leão Garcia.

Para o proprietário da hamburgueria, Luiz Felipe Torezani, o início desse projeto é uma conquista para Vila Velha. " O Parklet foi uma ideia que tivemos quando começamos a visitar cidades fora do estado, como a Oscar Freire em São Paulo, e vimos uma oportunidade de criar uma área de vivência aqui na Praia da Costa.  Chegamos a este resultado e considero uma conquista para Vila Velha e um orgulho para a gente por ter iniciado algo bacana para a sociedade”, ressaltou.
 
É importante reafirmar que o parklet, assim como os elementos neles instalados, serão plenamente acessíveis ao público. Quem tiver interesse na instalação do mesmo, deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), e esta dará as instruções além de disponibilizar um manual de instalação do parklet. Neste manual estão todas as informações cabíveis ao proponente.

MAIS NOTÍCIAS