Prefeitura adverte 2 mil condutores em um dia

De: Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Texto: Luiz Eduardo Neves| Foto: Camila Vargas
Criado: 31 de outubro de 2013

Com o objetivo de sensibilizar a população e, principalmente, os condutores sobre a importância em respeitar a legislação de trânsito, ao longo dessa quinta-feira (31), a Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha realizou uma ação de educação para o trânsito envolvendo sete equipes formadas por 20 agentes de trânsito em seis viaturas e duas motos. A equipe fez a fiscalização de advertência com execução de rondas nas principais vias do município.
 
Foram detectada diversas situações de irregularidade, mas, ao invés de multa, os veículos receberam um adesivo que informou ao condutor sobre a infração cometida e as penalidades cabíveis. As equipes circularão pela cidade durante o dia inteiro, das 8 às 22h.
 
Ao fim da ação, foram colados dois mil adesivos nos veículos que estivam em situação de infração, impedindo ou dificultando a garantia da acessibilidade e mobilidade urbana, como, por exemplo, veículos estacionados em 45º em vias sem sinalização indicativa para tal, além de automóveis na contramão de direção ou em vagas destinadas às pessoas com deficiência. Se essa quantidade de multas por dia fosse aplicada num mês, na prática, seriam produzidas 60 mil multas em 30 dias na cidade. No entanto, a função da Guarda de Trânsito não é apenas a de punir.
 
A iniciativa busca chamar atenção da importância da conscientização do condutor respeitar o direito de ir e vir do próximo. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Romário de Castro, “orientar, instruir e advertir são funções do Guarda Municipal de Trânsito. Garantir o respeito à acessibilidade e a mobilidade urbana é o nosso grande desafio diário”.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO